Por que as mulheres de políticos americanos aparecem nas coletivas ao lado de seus maridos na hora de uma confissão?


20080312155053spitzer203x152ap1.jpg 

Essa é uma pergunta que me intriga. Quando há um caso de envolvimento sexual na política americana, o que se segue é um drama com três episódios: um escândalo, uma confissão e, por fim, o desmoronamento. Esse roteiro se repete há algum tempo com uma ou outra variação em cada episódio.

Nesses casos, o homem (por que geralmente são homens) se vê privado de apoio político e sem as bases de sustentação tanto dentro como fora do seu partido. É o seu fim? Bem, politicamente talvez sim. Mas não é nessa questão que quero tocar.

Por que, em alguns casos, não é o fim do casamento do traidor? Por que de todos os apoios, um dos únicos que permanecem é o da esposa? Justamente daquela que foi a mais traída?

Sem querer responder quem veio antes: o político traidor ou a esposa forte que não o abandona, quero levantar uma questão que penso estar por trás dessa atitude: a ética protestante.

A cultura política americana tem passado por sussessivas ondas de secularização e des-secularização. O sentimento religioso, nessa esteira, ganha e perde espaço no terreno político. O que é errado é apontar é a morte do sentimento religioso na política americana.

A ética protestante, se analisada por esse ângulo, sempre fez parte da política americana de alguma maneira, e, em especial dos políticos de maior renome. Faz parte do imaginário popular a imagem de que um bom político é alguem honesto, diligente e, claro, membro de alguma igreja. Bush é metodista, Clinton, Batista e por aí a fora…

Será que não é essa ética protestante que está por trás dos fatos, fazendo escândalos sexuais virarem crimes capitais na política? Se sim, não seria também essa ética protestante que leva as mulheres a não abandonarem seus maridos? Deixo a pergunta no ar. Realmente não é possivel aprofudar muito essa questao. E nem é preciso. Preciso é passarmos das análises superficiais.

Deixe seu comentário,

Grato, luc, sociobox editor

Explore posts in the same categories: Reflexão, Uncategorized

2 Comentários em “Por que as mulheres de políticos americanos aparecem nas coletivas ao lado de seus maridos na hora de uma confissão?”

  1. yumi182 Says:

    A FAMILIA EH MTO VALORIZADA PUBLICAMENTE, AINDA MAIS Q COMO VC DISSE ELES USAM MTO DA RELIGIÃO PARA SE ELEGER. PASSAM A IMAGEM DE FAMILIA PERFEITA, PESSOAS ESTAVEL.
    BASICAMENTE PESSOAS MTO RELIGIOSAS PRINCIPALMENTE NOS ESTADOS UNIDOS, TENTEM A QRER PASSAR UMA IMAGEM PERFEITA PARA OS OUTROS, ISSO É OQ SE V ATEH EM FILMES.
    POSSO ENTRAR EM UM ASSUNTO DE AULA, E FALAR Q AS PESSOAS NAUM LEVAM EM CONTA O MITO..AKOAAKO..DO POLITICO. NAUM SE IMPORTAM SE ELE EH UM BOM POLITICO, MAS SIM COM A VIDA PESSOAL..
    TAI UM MOMENTO Q AS PESSOAS DEIXAM D SE PREOCUPAR COM OQ EH REALMENTE IMPORTANTE.
    EO ACHO Q DEVERIAM PENSAR BEM ANTES D ELEGER.
    O Q ACONTECE EH O DE SEMPRE PESSOAS SOH ACREDITAM NO Q OS POLITICOS DIZEM NA TV..ISSO QND VEEM OQ ELES FALAM…

    NAUM PROCURAM PESQuISAR NADA SOBRE O SEO CANDIDATO, e as vezes vender o voto.
    JAH VI MULHERES FALANDO Q VOTARIAM EM UM CANDIDATO BANDIDO PQ ELE EH LINDO..
    oO
    ..

    AH JAH FALEI DEMAIS…😄

    BOM..

    CADA UM TEM SUAS TRadições

    SOH POSSO FAZER POR MIM!

    :*


  2. Somehow i missed the point. Probably lost in translation🙂 Anyway … nice blog to visit.

    cheers, Geographically.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: